Dicas do que fazer no Inverno de Bariloche

Bariloche, um pedacinho da Suíça aqui pertinho da gente. A cidade argentina é escolhida pelos brasileiros no inverno por suas montanhas nevadas, paisagens de tirar o fôlego e sua alta gastronomia.

👉🏼 🇦🇷Bariloche: Onde comer

Para aproveitar e curtir bem a cidade, quatro ou cinco dias já são suficientes. Então, o que fazer em Bariloche? Segue abaixo nossa experiência e algumas dicas.

Viajamos pra Bariloche em Junho de 2017. Na realidade, era pra ser em Julho, mas por desatenção acabamos comprando para o mês anterior e não conseguimos fazer a troca (a agência queria cobrar uma taxa i-m-e-n-s-a).

Apesar desse engano, concluímos que foi muito melhor viajar nesse período. Por quê? Porque ainda não tinha começado a nevar na cidade e assim conseguimos fazer passeios incríveis, que se caso tivesse neve, não teríamos feito.

Como de costume, procuro sempre deixar detalhado os roteiros da viagem (com os passeios e entradas comprados antecipadamente pelos sites). Mas, dessa vez decidimos fazer tudo isso por lá.

Acompanhe nosso roteiro 👇🏼

1° dia: Centro Cívico

Uma boa maneira de começar o passeio, é conhecer a cidade andando, passear pelo centrinho, admirar o lago Nahuel Hapi, comprar souveniers, experimentar os deliciosos chocolates, abraçar um São Bernardo e tirar fotos com ele.

Optamos por fazer isso e ir atrás de agências de passeios. A vendedora que encontramos foi super atenciosa, nos explicou detalhadamente sobre cada passeio, como estaria o clima, a possibilidade de ir num dia ou em outro. Aliás, já aviso de antemão que os passeios tem um preço bem salgadinho 💸💸, mas valem muitooo a pena.

Exploramos o centrinho sem pressa. Depois decidimos voltar para o hotel e aproveitar o descanso para o passeio no dia seguinte.

E a parte mais legal: encontrar um São Bernardo e amassar muito!

2° dia: Ilha Victória e Bosque de Arrayanes

A agência nos buscou no hotel  e nos levou em direção ao Porto Pañuelo para pegarmos o barco.  A empresa que fomos foi a Cau Cau, tinha duas opções de pacote: básico e básico com serviços, que incluía 3 refeições durante o trajeto, acomodação no piso superior com bancos mais confortáveis e acesso a parte externa (optamos com os serviços incluso).

O bacana de ficar na parte de fora do barco, é observar as montanha nevadas e as gaivota voando por cima das nossas cabeças.

É permitido que a gente dê biscoitinhos para elas 👇🏼

Medo de levar o dedo junto 😂
Dani corajoso sem luvas.

Ilha Victória:

Chegamos na Ilha Victória acompanhados de um guia que explicava toda a história da Ilha enquanto seguíamos pela trilha que é bem tranquila e tem paisagens lindas, árvores gitantauras e algumas casinhas.

Bosque de Arrayanes:

Saindo da Ilha, navegamos até o Bosque que também é feito uma trilha, mas essa é suspensa e sem o acompanhamento do guia. Tivemos cerca de 45 min para conhecer os arredores.

3° dia: Cerro Tronador e Glaciar Negro

Fomos de excursão logo pela manhã, à caminho do Cerro Tronador. Ahh, e esse é aquele passeio que se tivesse nevado, não teríamos feito (por causa das ruas de terra estreitas que a com neve, ficam perigosas). Sorte a nossa que a neve veio só dois dias depois, porque o passeio foi muito maneiro!

Pelo trajeto descemos uns minutos da van para tirar fotos do Lago Mascardi, em seguida paramos no Rio Manso (onde tomamos um café bem rapidinho na lanchonete Los Rapidos, tiramos fotos e fomos ao banheiro).

Voltamos para Van e seguimos ao mirante Isla Piuqué Huapi, também conhecida como Ilha Coração.

Uma horinha de estrada e paramos para almoçar e tirar mais fotinhos.

Depois do almoço, seguimos em direção ao Cerro Tronador que é um vulcão que está inativo e que faz fronteira entre o Chile e Argentina.

O nome Tronador se chama assim porque tem barulhos que se parecem com trovões, e que na verdade  são os gelos deslizando. Enquanto estávamos lá, presenciamos os barulhos (é bem loucoooo).

Abaixo dele tem o Ventisquero Negro que se forma com o gelo derretido do Glaciar Manso. Tem uma cor absurda de linda por conta da mistura de terra, pedras e gelo.

Esse passeio é imperdível, foi sem dúvida um dos lugares mais lindos que já vi. Não deixem de ir. 💚

4° dia: Teleférico Cerro Otto

Acordamos um pouco mais tarde nesse dia e fomos até o centro para alugar nossas roupas de esqui para o dia seguinte. Almoçamos por lá e em seguida pegamos o ônibus em direção ao teleférico. Compramos nossos tickets com a agência, mas tem um guichê na rua Mitrê que vende, bem em frente ao ponto do ônibus que nos leva até o teleférico (o ônibus é gratuito pra quem compra os tickets antecipadamente e ele passa de hora em hora).

Também dá pra pegar um táxi até a Estação do teleférico e comprar o ticket por lá mesmo.

Eu fui muito felizona, achando que era só um teleféricozinho bem tranquilo. E assim, eu tenho muito medo de altura, isso significa que quase chorei e fiquei de olho fechado maior parte do tempo. O teleférico só sobe uns 1400 metros de altura😖.

Uma dica é olhar as condições climáticas antes de fazer o passeio, pois eles fecham o teleférico dependendo do tempo, se há muito vento ou muita neve.

Dentro da Estação Superior tem uma Galeria de Arte onde tem réplicas em tamanho originais de grandes artistas. Tem também a famosa Confeitaria Giratória (como já tínhamos almoçado, passamos só pra dar uma espiada) e fomos ver um pouquinho de neve que já ia se formando lá fora.

Como não tinha neve o suficiente, não foi possível praticar as atividade na neve que eles fornecem.

5° dia: Cerro Catedral

Cada ano as condições climáticas mudam, então não se sabe ao certo quando começa e termina a temporada de neve. Mas, para a nossa felicidade a neve apareceu um pouquinho antes e conseguimos aproveitar muito no Cerro Catedral❄⛷.

A estação de esqui Cerro Catedral tem vários restaurantes, lojas que alugam equipamentos e roupas de neve, escolas de esqui e snowboard.

Já fomos preparados com a roupa de neve (alugamos pelo centro) e novamente fomos com a agência. Apenas compramos uma prancha de esquibunda.

Esses foram os passeios que fizemos e todos estavam incríveis.

Sem dúvida, o Cerro Catedral fez a gente virar crianças novamente (e isso ganhou muitos pontos). E as paisagens do passeio Cerro Tronador e Glaciar Negro foram surpreendentes.