VAT – Receba seu dinheiro do imposto ao comprar na Europa

Você sabia que na Europa é possível receber parte do dinheiro gasto em suas compras?

Esse é um serviço que pouca gente conhece, mas você pode ter um reembolso de até 20% do que gastou em produtos ou serviços. E vou explicar nesse post o que você precisa fazer para conseguir.

O que é VAT?

VAT refund ou V.A.T. refund, significa Value Added Tax, é basicamente um tipo de imposto sobre vendas de bens e serviços que é adicionado ao produto nas vendas entre o fornecedor e o próximo comprador na cadeia. Como no desenho abaixo, onde a cada venda é adicionado essa taxa de VAT. Entre o fornecedor e a fábrica, depois entre a fábrica e a distribuidora e assim por diante. Então essa é a diferença básica entre esse tipo de imposto e o imposto normal de vendas. Vendas normais, para o consumidor final é pago uma única vez, quando o item é vendido. E toda essa taxa de VAT você pode receber novamente.

Como solicitar o reembolso?

Para resgata-lo você primeiramente precisa falar com atendente da loja onde você comprou o produto. Normalmente eles não irão oferecer isso para você, então é melhor pedir mesmo. O atendente vai lhe solicitar um documento que comprove que você é estrangeiro, como seu passaporte. E também vai pedir algumas informações como seu endereço para preencher um formulário que fica com a loja, e  irá te entregar um documento para preencher com seus dados.
Com esse documento você precisará se dirigir até uma agência onde trocará esse documento por dinheiro vivo ou então terá o valor estornado no seu cartão de crédito. O estorno pode levar até 15 dias.

Onde solicitar o reembolso?

Geralmente o reembolso é solicitado quando você está saindo de Londres. Nos aeroportos você poderá facilmente encontrar uma dessas agências.

Algumas dicas

Antes do check-in: A primeira dica é você se dirigir até a agência antes de fazer o check-in. Isso porque o agente além do documento, poderá pedir para ver o produto comprado, então, se já você tiver despachado o produto poderá ficar sem seu reembolso.

Vá com tempo: o processo todo pode demorar de 45 minutos até uma hora. Portanto, chegue mais cedo.

Fique atento ao horário da agência: em Londres, por exemplo, as coisas fecham cedo, chegamos no aeroporto perto das 23h30 e a agência já estava fechada, e o nosso embarque foi às 5h, o mesmo horário que a agência abre. E ficamos sem conseguir resgatar nosso reembolso.

There is an app for that

Recentemente eu fiquei sabendo que existe uma app para facilitar o processo, o nome da app é WeVat. Não cheguei a utilizar-lo, mas o processo é aparentemente simples e a vantagem é que você evita filas.

Você talvez gostaria de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *