Como tirar o Visto Americano para turista?

Bora conhecer a Disney, Califónia, Miami, Nova York e até o Caribe? Digo até Caribe, porque muitas vezes será necessário fazer conexão no EUA para viajar até as águas caribenhas, o que exigirá o visto americano. Então, hoje vou facilitar sua vida e deixar passo a passo e algumas dicas para fazer a retirada do seu visto americano.

Passo a Passo

Primeiro passo – Preencher o formulário

Preencha o formulário completo com seus dados e responda todas as perguntas – vai estar tudo em inglês, qualquer coisa use o Google Tradutor ou peça para alguém que saiba te ajudar. Saiba que no formulário irão pedir o endereço que você irá se hospedar no Estados Unidos, caso ainda não tenha escolhido o destino, coloque o endereço do Hotel de alguma cidade que você tem a intenção de visitar. E lembre de selecionar B1/B2 que é para visto de turismo.

Dica: Você pode pensar em colocar o endereço de algum parente ou amigo que mora no EUA. Mas amigo, se eu fosse você não arriscaria, porque pode ser que eles encrenquem com você, achando que irá visitar a pessoa e não vai querer voltar para o Brasil – que é o que eles mais temem.

Lembre também de sempre salvar os processos e de guardar o “Application ID” para caso precise entrar no formulário de novo para alterar alguma informação, ou se a página expirar. E ao final irá aparecer a página de confirmação para imprimir.

 

Segundo passo – Solicitar e pagar a taxa do visto

Com o formulário preenchido, crie uma conta no site (clique aqui) para solicitar seu visto – para isso, tenha em mão o número de confirmação do formulário DS 160 (o da foto acima).

O valor da taxa é de US$160 e pode ser paga via boleto ou cartão de crédito. Feito isso, espere liberar a confirmação do pagamento para fazer seu agendamento.

Terceiro passo – Agendamento 

Com a confirmação do pagamento você terá que agendar primeiramente a ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e sua entrevista para outro dia – o interessante é você fazer o agendamento em dois dias consecutivos, porque se a sua cidade não tiver Consulado ou Embaixada dos EUA, você infelizmente terá que retornar à cidade em outra data.

Agora, se você escolheu fazer seu visto no Consulado de Porto Alegre, o sistema é um pouco diferente, mais fácil e rápido. Você irá agendar apenas um dia para fazer todo o processo dentro do Consulado – Só lembre de levar uma foto 5×5 ou 5×7.

Acesse o Casv e confira as cidades e os telefones das sedes.
Saiba que se estiver fazendo o visto para menores de 14 e maiores de 65 anos, a presença deles na Embaixada não é necessária.

Embaixadas e Consulados

Porto Alegre

  • Av. Assis Brasil, 1889
    Passo d’Areia Porto Alegre – RS
    Phone: +55 (51) 3345-6000

Recife

  • Rua Gonçalves Maia, 163 – Boa Vista
    50070-060 – Recife, PE
    Phone: (55-81) 3416-3050

São Paulo

  • Rua Henri Dunant, 500,
    Chácara Santo Antônio,
    São Paulo- SP, 04709-110
    Phone: (55-11) 3250-5000

Brasília

  • Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03
    70403-900 – Brasília, DF
    Phone: (55-61) 3312-7000

Rio de Janeiro

  • Av. Presidente Wilson, 147 – Castelo
    20030-020 – Rio de Janeiro, RJ
    Phone: (55-21) 3823-2000

Gastos

Para retirar o visto você pagará pela taxa da Solicitação do Visto que é de U$160, mais impressões e fotos. Porém se na sua cidade não tiver o Consulado ou Embaixada do EUA, ainda terá que desembolsar a locomoção e o hotel.

Faça o check list antes de ir ao:

Casv 

  • Passaporte
  • Página de confirmação do formulário DS 160 impressa
  • Página de confirmação e instruções do agendamento impressos
  • Para menores de 14 anos ou maiores de 65 anos leve uma foto 5×5 ou 5×7 de fundo branco.
  • Para quem está entre 10-65 anos, eles tiram a foto no local.

Para Porto Alegre é obrigatório levar a foto 5×5 ou 5×7 de fundo branco.

Consulado/Embaixada

  • Seu formulário DS 160 impresso
  • Passaporte
  • Todos os documentos possíveis que comprovem que você só quer o visto para viajar e não para residir. Tais como: matrícula escolar; extrato bancária que comprove você consegue pagar uma viagem para o exterior; holerite; documentos de casa e carro; entre outros

Saiba que você pode levar um monte de papelada e que muitas vezes nem serão necessárias mostrar ao agente.
Dica: Dê somente o que ele pede e não responda muito mais do que te perguntam. Aja naturalmente e tente não parecer nervoso.
Ah, e lembre que não é permitida a entrada de itens eletrônicos e nem bolsas grandes.

Só aguardar

Depois da entrevista, você já irá saber se conseguiu o visto ou não, e irá receber um documento em até 10 dias úteis para acompanhar seu andamento do Visto, através desse site. Com a confirmação, é só aguardar seu Visa em casa e partiu States.

Boa sorte! 

Você talvez gostaria de

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *